Carregando Eventos
  • Este evento já passou.

Tantra Yoga da Caxemira por Mariette Raina (França)

21 julho as 19:30 - 23 julho as 18:00

Tantra Yoga da Caxemira  

por Mariette Raina (França)

21 a 23/07 em Brasília


O Tantra da Caxemira é um dos mais antigos e respeitados no mundo, mas pouco conhecido no Brasil. Quando expressado através do movimento, em posturas, constitui o Yoga Tântrico da Caxemira que Mariette vem nos apresentar.

Yoga que nos ajuda a integrar, com suavidade, complexos conceitos filosóficos que nos trazem de volta ao presente, à aceitação e à liberação de esquemas reativos e repetitivos.

Esta pratica não requer nenhuma habilidade especial, é para todos, desde professores de yoga a iniciantes, que queiram ir às raízes do tantra e da yoga da Caxemira.

Dirigida a aqueles que gostariam de ir às raízes do tantra, aos que querem entender mais profundamente o sentido do yoga, assim como a aqueles que querem viver no presente.

Mariette Raina, antropóloga francesa, tem praticado yoga com Eric Baret, reconhecido Mestre de Yoga Tantrica da Caxemira, há dez anos. Trabalhou com ele na publicação do livro “Corpo de Vibração”, que fala sobre a exploração física e detalhes técnicos da yoga Kashmiriana. Escreveu sua tese de mestrado sobre a Yoga da Caxemira: “Entre Tradição e Modernidade. Trabalhou”

 

Programação: 

21/07 (sexta-feira) Vivência aberta gratuita das 19h30 às 21h30 (por conta do transito até o local do evento e para que todos cheguem tranquilamente no horário, iniciaremos as 20h o trabalho, por favor, se programem!) 

22 e 23/07 (sábado e domingo) – Workshop das 9h às 18h

 

Investimento Workhsop:

>>> Antecipado – R$635,00 (até 21/06/2017)
>>> Integral – R$690,00
*formas de pagamento via Sympla (cartão de crédito, débito on-line, boleto bancário)

Vagas limitadas!

>>>INSCREVA-SE CLICANDO AQUI!<<<

 

+ Infos:

aponteconvida@gmail.com

 

Sobre a Facilitadora:

Mariette pratica esta arte há anos, imersa na cultura não dualista Caximiriana. Assim ela descreve esta yoga:

“Posso levantar meu braço sem recorrer à memória? Preciso ser flexível? Devo realmente fazer um asana com perfeição? Estou sentindo a tensão ou estou lutando contra ela? Acredito ter feito estes asanas centenas de vezes ou posso explorar o movimento como se fosse a primeira vez? Posso simplesmente “ouvir” sem aceitar ou rejeitar nada? Posso observar os comentários que minha mente emite enquanto pratico sem tentar mudar meus pensamentos? Realmente preciso relaxar meu corpo?
Qualquer uma dessas questões experimentadas através da prática dos asanas encontrarão um espaço de resposta que será levado à vida diária sem esforço.
Estas perguntas são a base do yoga não dualista tantrico, uma pratica que segue os ensinamentos escritos nos Tantras em torno do século X e XI na Caxemira. Transposto para responder as necessidades do mundo de hoje, esta não é uma abordagem progressiva. Não há necessidade de relaxamento, purificação ou flexibilidade. Não há nenhum lugar onde ir e nada a alcançar ou ganhar, somente há o retorno à aquilo que já está lá e que nunca nos deixou.
Uma mente clara surge quando a dinâmica de me mudar e mudar o mundo cai diante da evidência de que a realidade é perfeita assim como ela é e de que meu sofrimento vem somente da minha necessidade de tentar mudar o mundo.O corpo que experimento a cada dia é memória e memória é tensão.
Essa prática irá explorar este corpo de memória para passivamente eliminar toda a reatividade contida. Quando eu já não estou tentando mais relaxar, a tensão pode finalmente existir e desaparecer.Eu aprenderei a não “fazer” o asana, mas a permitir que o asana naturalmente apareça neste espaço de não expectativa. Quando a reação desaparece, eu irei experimentar o “vazio”, um corpo que organicamente sabe se alinhar com os asanas.Eu devo estar pronto para explorar o desconhecido.Repetição é uma ilusão e toda prática é sempre nova… “O que sou se me entrego ao não fazer?”, é a pergunta que esta prática irá explorar.Esta pratica é para todos, desde professores de yoga a iniciantes, por que não há níveis para a sensibilidade, para explorar os mecanismos do Yoga da Caxemira.”

Detalhes

Início:
21 julho as 19:30
Final:
23 julho as 18:00
Evento Categorias:
,
Website:
https://www.sympla.com.br/tantra-yoga-da-caxemira--por-mariette-raina-franca__141211

Organizador

Danae Speciale
Telefone:
(61)99901-0244 (whatsapp)
E-mail:
aponteconvida@gmail.com

Local

Casa Ponte
SMLN Mi 3, Conj. 3, casa 37A | Setor de Mansões do Lago Norte
Brasília, DF Brasil
+ Google Map